segunda-feira, 19 de abril de 2010

Solidariedade em Acção



Este pequeno trailer, mostra a dura realidade de ser um refugiado e os esforços conjuntos do ACNUR e da Comissão Europeia a prestar assistência aos que fogem de guerras ou perseguições.

O número de refugiados, em todo o mundo, não para de aumentar!

Estes fluxos têm origem em conflitos do interior de alguns países como nos casos do Afeganistão, do Iraque, do Sudão, da Somália, da Colômbia ou do Sri Lanka.

Os movimentos de refugiados estão directamente ligados à diminuição da qualidade de vida nos paises em desenvolvimento. Nestes países, a conjugação da pressão demográfica com a carência de recursos alimentares faz com que alguns grupos sociais, para manterem o seu poder e influência, responsabilizem outros grupos pelas carências sentidas, dando ao conflito um carácter étnico e conduzindo a êxodos importantes.

Os refugiados no mundo são maioritariamente mulheres e crianças (80%).

No entanto, estas situações levantam questões importantes:

- Num contexto conflitual, a protecção contra as perseguições não constituirá uma ingerência nos assuntos internos de um país?

- A neutralidade e a imparcialidade devem ser mantidas, apesar da liberdade e da dignidade humana estarem em causa?

Perguntas difíceis de responder.

Mas nós podemos ajudar a melhorar a vida destas pessoas!

A intervenção da ACNUR e das ONG são, para muitas pessoas, o único auxílio possível.

Visitem: www.unhcr.org

Tradução do video: Isto não é um filme. Isto é a vida real. Eles não são actores. Eles são pessoas reais que fogem da guerra ou perseguição. Todos os anos a violência força milhões de pessoas a fugirem de suas casas. Juntos podemos ajudá-los. SOLIDARIEDADE EM ACÇÃO

0 comentários: