quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

27 de Janeiro - Dia do Holocausto

Hoje evoca-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o 65º Aniversário da Libertação de Auschwitz.

"O Holocausto Nazi consistiu na prática de um plano de genocídio da população Judaica .

(...) Com a subida de Hitler ao poder estava instalada na Alemanha uma ditadura absoluta, que era alimentada por uma ideologia nazi racista (só existe uma raça superior - a raça ariana . As outras raças eram um factor de perturbação na sociedade e haveria que destrui-las ou então teriam de servir a raça superior). Assim começa a perseguição aos Judeus . (...)

Os judeus começam por ser obrigados a registarem-se e a usar uma ligadura com uma estrela de David amarela no braço, para não se confundirem com a raça Alemã e para mais facilmente serem identificados.

Pelas ruas Alemãs vêem-se as primeiras frases contra os judeus como: "Nicht für Juden", (interdito a judeus ) ou "porcos Judeus". Estes vêem a sua vida a entrar num beco sem saída, pois são constantemente perseguidos, humilhados e mal tratados na rua. Por exemplo, os alemães iam buscar raparigas judias a casa e obrigavam-nas a esfregar as ruas, escolhiam homens ao acaso e espancavam-nos à frente de todos os Alemães, que se limitavam a assistir.

Os judeus que tinham possibilidades tomavam as devidas precauções para conseguir sair do país. Quanto aos outros teriam que se sujeitar ao domínio de Hitler.

Em 1933/35 são publicadas as leis raciais e são retiradas as lojas e negócios aos judeus, os médicos são proibidos de exercer a sua profissão, nenhum judeu pode ter um cargo político e é lhes retirado o direito de cidadão, ou seja, não são considerados cidadãos alemães.

Em 1938 dá-se a "Kristallnacht", (Noite de Cristal), mais de 200 sinagogas são destruídas, 7500 lojas fechadas, 30 000 judeus do sexo do masculino enviados para campos de concentração. Neste mesmo ano, foram construídos os primeiros ghettos na Alemanha, onde isolavam os judeus do mundo exterior (separados por um muro). Cerca de 600 000 judeus morreram, em ghettos, de fome e doenças .

Hitler decide então começar a eliminar em maior número os judeus. Para isso os Einsatzgruppen capturavam e levavam os judeus para valas, onde eram obrigados a despirem-se, para em seguida serem mortos a sangue frio. Nestes momentos a dor, o choro, os gritos e os tiros misturavam-se no ar . É então que em 1941 se encontra a "Solução Final"

Os Judeus eram capturados e levados em comboios para os campos de concentração. O que ficou mais conhecido foi o de Auschwitz. Mas muitos deles não conseguiam chegar com vida, pois morriam com doenças e fome, porque a viagem era muito longa e as condições higiénicas não eram as melhores, visto que viajavam em vagões para o gado, apinhados e só havia um balde para as necessidades. Não havia água nem alimentos. Com isto muitos judeus morriam ou adoeciam. Quanto aos outros (aqueles que aguentavam a viagem) não sabiam para onde iam nem o que os esperava embora lhes tivesse sido dito quando embarcaram nos comboios que iam emigrar para trabalhar no Leste da Europa.

Chegados aos campos eram separados por filas de mulheres, outras de homens e de crianças. Aqueles que estavam em condições físicas iriam trabalhar, (pensando que iriam sobreviver), os outros seriam imediatamente mortos. Os judeus eram levados para as câmaras de gás, onde se despiam e em seguida eram mortos com gás. Depois os corpos eram queimados em crematórios ou então faziam-se algumas atrocidades, como : utilização da pele para candeeiros ou experiências médicas com as crianças"

Texto adaptado de
http://www.eb23-diogocao.edu.pt/Trabalhos/nonio/xx/holoc/holoc.htm


Este pequeno texto mostra-nos um resumo das atrocidades cometidas pelos Nazis durante a Segunda Guerra Mundial.


Qual o nosso objectivo?


Fazer com que este acontecimento - um dos mais terríveis da História da Humanidade - seja recordado para sempre. Como Clube de Voluntariado a nossa tarefa é mostrar-vos o que aconteceu e continua a acontecer neste Mundo. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas e a Declaração dos Direitos Humanos que, infelizmente, não controlam todas as injustiças do planeta, sendo que os genocídios e os massacres continuam a acontecer e a assombrar a vida de milhares de pessoas.


Não fique Indiferente!


Ajude, partilhe e recorde.


Se mantiveres viva a chama da memória, podemos evitar o sofrimento humano.
Somos todos cidadãos do mundo.
E como cidadãos todos nós temos direitos e deveres.
Nenhum desses direitos deve ser posto em causa.


"Todo o indivíduo tem direito a vida, a liberdade e a segurança pessoal."



Em memória a todos aqueles que sofreram os horrores da Alemanha Nazi.





Para mais informações sobre o tema: (Associação Memória e Ensino do Holocausto)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Inauguração oficial do Clube de Voluntariado

A inauguração oficial do clube "Lupe Amigos do Mundo" realizou-se no passado dia 15 de Janeiro do corrente ano, no auditório do Colégio Guadalupe.


Contámos com a presença de grande parte dos alunos do terceiro ciclo e secundário, professores e membros da Direcção Pedagógica.




Nesta actividade apresentámos os principais objectivos do clube, explicámos como devem fazer para participarem na nossa iniciativa e as diferentes maneiras como o podem fazer.




Aproveitámos para tentar sensibilizar os presentes para as problemáticas que o voluntariado tenta resolver.




Questões graves e conhecidas, mas que por razões pouco significativas acabam por ficar esquecidas.






Esperamos que tenham gostado !


Solidariedade

" Solidariedade... É uma palavra diferente.
É uma palavra que incomoda um pouco...
Incomoda porque embora seja difícil de pronunciar, é o seu verdadeiro significado que “faz mexer”...
Fundamenta-se em valores que não conseguimos quantificar por maior que seja o número em euros (ou a falta deles).
Mas o que é a Solidariedade?
O que é ser solidário?
Lanço-vos o desafio de lerem esta mensagem até ao fim. Apenas isso.
Ser Solidário, é acima de tudo, respeitar, incondicionalmente tudo o que nos rodeia...
Ser Solidário, é sentir a necessidade ínfima de partilhar...
Ser Solidário, é perceber que as diferenças só existem porque é mais fácil criar distâncias do que gerir dificuldades...
Ser Solidário, é sentir que é possível mudar, o que está errado E que para isso basta acreditar...
Ser Solidário, é querer ir mais além, é ser mais alto interiormente, é ser maior de coração...
Ser Solidário, é perceber que a alegria de dar é indiscutivelmente superior à de receber...
Ser Solidário, é estender a mão, sem olhar à cor, ao sexo, ao estatuto social (ou à falta dele) e à conta bancária (desculpem-me a ironia)...
Parece-vos utópico tudo isto?
Um romancezeco-semi-sonho com final feliz?
Não é garanto-vos!
Apenas defendo, porque acredito, que a interiorização de um sentimento desta índole, torna-nos efectivamente “pessoas melhores “...
E Solidariedade só quando é Natal?
Ou quando a Natureza “avisa” que ainda manda nisto tudo??
NÃO!!! NATAL É QUANDO UM HOMEM QUISER!!!
Sermos solidários, quando percebermos que é possível fazer alguma coisa, dizer NÃO, ao egoísmo em que todos vivemos, ao nosso fácil acomodamento, face à miséria, à solidão; à injustiça social e a tantas mas tantas coisas mais...
É mais fácil pensar que não é connosco se algo de profundamente errado e injusto se passa ao nosso lado:
- Sabia que há pessoas a passar fome?
- Sabia que há crianças com apenas poucos meses que vivem em carros abandonados?
- Sabia que há crianças que têm como companheiros de brincadeiras, nos seus “pseudo-quartos”, muitas baratas, e até cobras?
- Sabia que há famílias como a minha e como a sua a viver em currais de porcos e outras “habitações afins”?
- Sabia que se pode morrer de solidão?

Se não sabia, ficou a saber que tudo isto é real e que se passa bem mais perto de si do que pensa… CONSEGUE, AINDA ASSIM, SENTIR-SE UMA PESSOA FELIZ???
Vivemos num mundo de quimeras adiadas, frustradas e cansadas...
Num mundo de mácula, atolado de “mentes vazias” perdidas no seu “ego”, na sua majestosa moradia, nos seus carros topo de gama...
Completamente mergulhados numa vida egocêntrica, que nos condena irreversivelmente à solidão. Acredita que podemos mudar isto?
Eu acredito, porque afinal a
DISTÂNCIA É A DE UM PASSO"


Texto escrito por Sandra Nóbrega (Fly)


Este texto reflecte a base dos nossos ideais. É esta a mensagem que queremos passar-vos. Espero que o nosso projecto vos suscite esta emoção.


Queremos então agradecer-vos pelo vosso apoio!
É um grande orgulho já termos alcançado mais de 100 visitas.
Obrigada!
"Contigo, para um mundo melhor"